Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
EDUCACAO MEDICA/HIST []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 3   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:111 - (121)
Autor:Dias, Elizabeth Costa; Silveira, Andréa Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:30 anos de ensino da medicina do Trabalho na Faculdade de Medicina da UFMG: liçõesaprendidas e perspectivas^ipt / Teaching of occupational medicine to undergraduates at the UFMG School of Medicine (1971-2001): lessons and perspectives
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(3), set.-dez. 2001. .
Resumo:É revisado o processo de ensino-aprendizado das relações trabalho-saúde-doença nocurso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, nos últimos 30 anos (1971-2001).Abordam-se aspectos da história e desenvolvimento desses conteúdos, com base nosaspectos legais e no contexto sociopolítico, econômico e pedagógico das mudanças curricularesocorridas no período, traduzidos na evolução da Medicina do Trabalho à SaúdeOcupacional e Saúde do Trabalhador. Descreve-se a atual organização dos conteúdos e oprograma adotado, identificando e analisando algumas das dificuldades enfrentadas parasua implementação, bem como a avaliação dos alunos sobre a disciplina Saúde do Trabalhador.A partir dessa experiência, são apresentadas sugestões para o desenvolvimentodas competências mínimas em Medicina do Trabalho, que todos os médicos devem terpara o exercício profissional, independentemente da especialidade que vierem a exercere de sua inserção no sistema de saúde, a serem adquiridas no curso de graduação. Sãoapontadas estratégias pedagógicas consideradas úteis e afinadas com as atuais diretrizescurriculares para o ensino médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica/hist
Medicina do Trabalho/educ
Ensino
Universidades
Saúde do Trabalhador
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=44

  2 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:110 - (120)
Autor:Almeida, Márcio José de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A educação médica e as atuais propostas de mudança: alguns antecedentes históricos^ipt / Medical education and current proposals for changes: some historical background
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(2), mai.-ago. 2001. .
Resumo:A retomada dos estudos e debates sobre a educação médica observada nos anos 90 é acompanhadapelo surgimento de novas propostas de mudança. A compreensão destas nem sempre éfácil. A recuperação de alguns elementos históricos do movimento internacional da educaçãomédica, particularmente do latino-americano, visa contribuir para esta compreensão e para aimplementação das mudanças necessárias.(AU)^ipt.
Descritores:Ensino
Currículo
Educação Médica/hist
Educação Médica/tend
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=43

  3 / 3
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:59 - (69)
Autor:Bulcao, Lúcia Grando; El-Kareh, Almir Chaiban; Sayd, Jane Dutra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ciência e ensino médico no Brasil (1930-1950)^ipt / Science and medical education in Brazil (1930-1950)
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;14(2):469-487, abr. - jun. 2007. .
Resumo:Este artigo aborda o papel da ciência e seu impacto no currículo dos cursos das escolas médicas entre 1930 e 1950, delineando-se a rede de relações construídas em torno dessas instituições e evidenciando a ligação entre a conformação curricular e o contexto sociopolítico e econômico vigente. As concepções de ciência, na época em estudo, influenciaram o desenvolvimento das instituições de ensino universitário em geral, representando importante elemento na formação médica, em particular. Nesse período, promoveu-se, no país, a atuação da Fundação Rockefeller, especialmente no campo da educação e da saúde. A ciência, como conceito e método de trabalho, mas também como categoria ideológica, foi importante fator na conformação curricular das escolas médicas brasileiras, especialmente em relação à pesquisa.(AU)^ipt.
Descritores:Academias e Institutos/hist
Educação Médica
Credenciamento
Medicina
Brasil
Educação Médica/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59702007000200005&script=sci_arttext



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3